18 - 20 DE NOVEMBRO DE 2019
II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TEORIA MUSEOLÓGICA
O "ESPECÍFICO" DA MUSEOLOGIA
QUANDO /
18 a 20 de novembro de 2019
ONDE /
Museu Frei Germano Citeroni
Convento da Piedade
Pça. da Piedade S/N, Salvador, BA, 40060-300
NOSSO SEMINÁRIO ESTÁ DE VOLTA!
​
Os seminários científicos são espaços para apresentação e discussão de ideias em torno de um tema. O II Seminário de Pesquisa em Teoria Museológica é voltado para o entendimento da museologia enquanto ciência enfatizando o seu aspecto inter, multi e transdisciplinar.
As vivências em torno da museologia constituem um manancial de trajetórias e perspectivas diversas sobre um campo específico de conhecimento e ação que agrega diversas áreas. Muitas vezes nos confrontamos com a pergunta: Os museus? Suas peculiaridades? As técnicas de conservação e preservação? O que é esta relação específica para além do simples estar-no-mundo? Quem é este profissional? O que é e o que não é museu? É por reconhecer a diversidade e a dinâmica contextual onde habitam sistematicamente estas questões que propomos a edificação constante de um evento, onde as diversas práticas e seus desdobramentos, subjetividades e inquietações em torno da museologia poderão ser debatidas.
A perspectiva transdisciplinar deste seminário propõe uma atualização das discussões sobre objetos de estudo, ultrapassando um enquadramento formal do conhecimento característico da disciplinaridade e a especialidade – tão absolutamente modernos – para conferir-lhe uma maior plasticidade, um amolecimento e uma suavidade (in) disciplinar, retomando e celebrando pelo encontro entre os pares, o amor pelo conhecimento (filosofia) e assim, despreocupadamente, (re) descobrir, (re) conhecer os princípios, regras e métodos característicos do nosso fazer e da nossa paixão Museal.
Evocamos uma atitude, um exercício de generosidade, fraternidade, solidariedade e amor que são sentimentos que sustentam ações e posturas ético-profissionais no trato com o patrimônio, refletindo nos projetos, tanto acadêmicos, quanto pessoais dos profissionais, estudantes e interessados neste campo de estudos.
Objetivo
Promover um espaço de compartilhamento e debate sobre Teoria Museológica e aperfeiçoamento no campo de investigação científica
O que veremos nesta 2ª Edição?
Palestras, mesas-redondas, comunicações, oficinas, debates, comunicações e apresentações culturais.
​
​
​
PROGRAMACÃO
ABERTURA
08:00-10:00
Congraçamento dos participantes
Café da manha Museal
Celebração "Estamos/todos/juntos/aqui"
João Carlos de Oliveira, Diretor do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - Ipac
Sidelia Teixeira - PPGMUSEU
Frei Ulisses Bandeira - CCCAP
CONFERÊNCIAS
​
​
​
Profa. Dra. Maria Celia Teixeira Moura Santos
"O Específico e o Plural na Museologia."
18/11 às 16:00h
​
​
​
​
Prof. Dr Giovanni Rolla
"Os desafios na demarcação do conhecimento científico"
19/11 às 10:30h
​
​
​
​
ATENÇÃO!!
MUDANÇA DE HORÁRIO
CONFERÊNCIA
Prof. Dr. Mário de Souza Chagas
" Poética e ciência em ações museais "
20/11 às 14:30h
​
MESAS REDONDAS
Desafios contemporâneoas para a formação e atuação na Museologia
​
Design, Comunicação e Museus 18/11
14:00 as15:30h
Prof. Esp. Daniel Branco
Prof. Dra. Suzi Maria Carvalho Mariño
Prof. Dra. Carina Santos Silveira
Prof. Msc. Andrea Matos Machado
Prof. Msc. Fernanda Sales
​
Humanidades e cultura digital: o que muda na pesquisa do sec. XXI - 20/11
11-12:30h
Prof. Dr. Leonardo Nascimento
Prof. Dr. Eric Brasil
​
MINI CURSOS SIMULTÂNEOS
18 de novembro das 10-12h
19 de novembro das 14-18h
​
​
Elaboração de Projetos de Pesquisa
Profa. Dra. Joseania Freitas
​
Ementa: Esta Oficina tem como objetivo discutir sobre a importância da pesquisa acadêmica no campo da Museologia, destacando as habilidades e competências necessárias para a formação de pesquisadoras e pesquisadores. Serão apresentadas as Linhas de Pesquisa, com as possibilidades de orientação (mestrado entre 2020 e 2021) e os itens necessários para a elaboração de um projeto de pesquisa: elementos pré textuais (capa e folha de rosto), Resumo, Introdução, Objetivos (geral e específicos), Justificativa, Referencial Teórico, Procedimentos Metodológicos, Cronograma e Referências.
​
​
Editais como instrumento de captação de recursos
Ana Coelho
.
Ementa: Esta oficina tem como objetivo instrumentalizar estudantes e profissionais de museus para proposição de projetos para captação de recursos. Serão abordados questões como: tipos e modelos de editais disponíveis, formas de organização jurídica para inscrição, conceitos sobre a elaboração, formatação e gestão de projetos culturais. O sistema Clique Fomento do Fundo de Cultura da Bahia.
COMUNICAÇÕES
Segunda 18/11 das 14- 16
Terça 19/11 das 9-12
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Todas as comunicações serão bem vindas para a apresentação, debate e discussão. Serão avaliadas pela comissão organizadora e separadas em grupos de trabalho.
No ato da inscrição, deve ser apresentado um resumo da pesquisa ou trabalho de no máximo 150 palavras, com o titulo, a área especifica da museologia e os nomes dos co-autores (se houver)